A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

C

Cadastro de Imóveis

Registro público mantido pela prefeitura, de bens imóveis existentes no município.

Cadastro

Documento com informações sobre a idoneidade obtidas de serviços de proteção ao crédito, como o Serasa, o Cadastro de Proteção ao Inquilinato e cartórios de protesto de títulos.

Capital

É certa soma em dinheiro que constitui parte de um patrimônio, isto é, o conjunto de bens que alguém possui.

Capitalização de Juros

Processo pelo qual os juros devidos são acrescidos ao capital inicial.

Carta de Crédito

Documento concedido pelo banco (instituição financeira) ao pretendente de financiamento imobiliário com crédito já aprovado, após análise dos documentos solicitados e a realização de pesquisa a respeito do comprador. A carta de crédito tem validade a critério do banco.

Carteira Hipotecária (CH)

Linha de crédito imobiliário utilizada por grande parte dos bancos privados. Os valores mínimo e máximo de financiamento são definidos pelas próprias instituições financeiras, com juros livres. Os candidatos a essa modalidade de financiamento não podem utilizar o saldo do FGTS como parte de pagamento, mas podem possuir outro imóvel (financiado ou não). A garantia do banco é a hipoteca ou alienação fiduciária do imóvel financiado.

Cartório de Registro de Imóveis

Órgão onde são cadastrados todos os imóveis de determinada região. Lá se encontram as informações a respeito de cada imóvel: sua matrícula, sua localização, seu dono, sua situação jurídica, seu histórico e todas as modificações pelas quais passou.

Cartório de Títulos e Notas

Entidade privada com reconhecimento público que guarda títulos e documentos, faz registros públicos, lavra contratos, entre outras atividades.

Cedente

Pessoa que transfere, por meio de cessão, um direito, contrato ou obrigação.

CEF

Caixa Econômica Federal.

Certidão

Documento expedido por determinado órgão, que garante a veracidade das informações nele contidas. As certidões podem ser solicitadas por qualquer pessoa.

Certidão de Ônus Reais

Emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, permite verificar o verdadeiro proprietário do imóvel e se ele está livre de ônus, tais como hipoteca ou penhora por ordem judicial.

Certidão de Registro de Imóveis

Documento expedido pelo Cartório de Registro de Imóveis, a requerimento de qualquer pessoa, relativo ao que constar nos assentos feitos.

Certidão Enfitêutica

Certidão pela qual o comprador fica sabendo se o imóvel é foreiro, ou seja, se incide pagamento de foro e laudêmio.

Certidão Negativa

É a certidão que atesta a não existência de quaisquer ações ajuizadas no órgão que emitiu a certidão. Pode ser também o comprovante de estar o contribuinte em dia com suas obrigações. Na compra de venda de imóveis, são solicitadas as certidões do vendedor para verificar se o mesmo pode vender o imóvel de sua propriedade.

Cessão

Ato pelo qual uma pessoa transfere para outra um ou mais direitos, deveres ou bens de que é titular. Para a cessão ser válida, deve preencher os requisitos da lei, como: existência de capacidade das partes para contratar, preparação e assinatura do contrato.

Cessionário

Pessoa a quem se transfere, por meio de cessão, um direito, contrato ou uma obrigação. Pessoa que recebe o que foi cedido.

Compra

Aquisição onerosa de uma coisa ou de um direito, pelo qual se paga determinado preço.

Comprometimento de Renda

Percentual de sua renda que o pretendente a financiamento imobiliário, por exemplo, pode utilizar (comprometer) mensalmente para o pagamento da prestação.

Compromisso de Compra e Venda

É o contrato entre duas partes em que o vendedor se compromete a vender seu bem (imóvel ou móvel) e o comprador se compromete a comprá-lo nas condições acertadas. É também chamado contrato de compra e venda ou promessa de compra e venda.

Comprovação de Renda

Exigência da instituição financeira de que o pretendente a financiamento comprove com documentos que ganha o suficiente para arcar com as prestações.

Construtora

Empresa ou organização especializada na exploração do ramo de negócio de construção civil (construção de edifícios e casas), de estradas, pavimentação e de terraplenagem em geral.

Contrato

Acordo, geralmente escrito, feito entre pessoas físicas e/ou jurídicas, em que cada lado se obriga a cumprir o que está determinado no documento. Um contrato entre partes adquire força de lei. Caso inclua cláusulas que contrariem leis superiores, serão consideradas nulas (sem validade).

Contrato de Compra e Venda

É o contrato bilateral perfeito, oneroso e comutativo ou aleatório, pelo qual uma pessoa (vendedor) obriga-se a transferir o domínio de certa coisa à outra pessoa (comprador). O comprador paga certo preço no ato da celebração do contrato, em dinheiro ou financiamento bancário.

Contrato de Promessa de Compra e Venda

Contrato pelo qual o proprietário de um bem, móvel ou imóvel, assume o compromisso de vendê-lo ao outro contratante, que, por sua vez, se compromete a comprá-lo em determinado prazo e por preço certo.

Copropriedade

Posse de uma propriedade em comum com outros, na proporção do investimento feito.

Correção Monetária

É a revisão estipulada pelas partes de um contrato, ou imposta por lei, que tem como ponto de referência a desvalorização, a atualização do valor real da moeda e a recuperação ou atualização do poder aquisitivo da moeda, conforme os índices oficiais baixados pelo governo. O índice a ser adotado para correção monetária deve ser expresso em contrato e deve estar previsto um substituto em caso de extinção do primeiro índice pactuado. Nos contratos para aquisição de imóveis podem ser adotados os seguintes índices: índices de custo – só podem ser utilizados no período da construção; Índice Nacional da Construção Civil (INCC); Índice da Construção Civil (ICC); Custo Unitário Básico (CUB); índices de preço – podem ser utilizados tanto na fase de construção como após a entrega das chaves; Índice Geral de Preços do Mercado (IGP–M); Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP–DI); Índice de Preços ao Consumidor (IPC); TR – somente para financiamentos imobiliários e caderneta de poupança. O salário mínimo e moedas estrangeiras não devem ser utilizados como índices de correção.

Crédito Habitação

Crédito concedido pelas instituições bancárias para aquisição, obras ou construção de casa própria (principal ou secundária).

Credor

O titular do crédito. Quem tem o direito de exigir o cumprimento de uma dívida pelo devedor. Ou seja, aquele a quem deve ser feito o pagamento de uma dívida, por lhe pertencer o crédito.

Custo Efetivo

Esta taxa inclui todos os custos associados ao empréstimo bancário. No seu cálculo está subjacente o valor pago pelo cliente em seguros, juros, despesas de avaliação, entre outros.

CVM

Comissão de Valores Mobiliários.

Simule seu financiamento

Tipo de Produto:

Residencial
Terreno / Lote
Comercial
Construção
Valor do Imóvel:
R$
Valor de Entrada: Min: 20% do valor do imóvel
R$ 
Taxa de Juros*:
% ao ano
Prazo:
anos
Sua Idade:
anos

* As taxas de juros são customizadas de acordo com o perfil de cliente. O preenchimento deste campo é opcional. Caso não seja preenchido, serão utilizadas as taxas médias praticadas (consulte as taxas de juros indicativas clicando aqui).

Simular

Solicite informações customizadas
aos nossos consultores.

(11) 3882-4148 | (11) 3882-4082