A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A

Abecip

Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

Agente Financeiro

Instituição pública ou privada que faz parte do Sistema Financeiro Nacional. Sua função é coletar, intermediar e aplicar recursos financeiros seus ou de outros, com autorização do Banco Central do Brasil.

Alienação

Alienação de imóveis é o mesmo que vender imóveis. É um termo muito utilizado pelo corretor de imóveis dentro do mercado imobiliário e no direito imobiliário. É comum a utilização errônea para designar penhora, hipoteca, arresto e outros gravames. Ex: se a justiça proibiu a alienação de um imóvel significa que ela proibiu sua venda.

Alienação Fiduciária

É a transferência do devedor para o credor do domínio de um bem, como garantia de pagamento. O credor conserva o domínio do bem alienado (posse indireta) somente até a liquidação da dívida garantida. Após a quitação do pagamento, o comprador adquire o direito de propriedade do imóvel.

Alvará

É a licença administrativa para a realização de qualquer obra particular ou exercício de uma atividade e caracteriza-se pela guia quitada referente ao recolhimento das taxas relativas ao tipo de obra ou atividade licenciada OU documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.

Amortização

Pagamento periódico das parcelas da obrigação para amortizar um débito, ou seja, fazendo amortizações da dívida. Quando a amortização é em forma preestabelecida, recebe o nome de prestação.

Amortização Extraordinária

Pagamento extraordinário sobre o saldo devedor antes do prazo previsto em contrato.

ANN

Associação Nacional dos Mutuários.

Apólice de Seguro

Contrato onde são definidas as cláusulas que regem a relação entre a companhia de seguros e o segurado.

Área Comum

Área compartilhada por todos os proprietários das unidades autônomas de um condomínio. Exemplos: lobby de entrada, área de lazer, corredores e demais áreas de circulação.

Área Privativa

É a área do imóvel da qual o proprietário tem total domínio, ou seja, de uso privativo e exclusivo do proprietário. É a área referenciada nas transações imobiliárias.

Área Total

Somatória da área privativa da unidade autônoma com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.

Área Útil

É a área individual. É a soma das áreas dos pisos do imóvel, sem contar as paredes. Também é conhecida como área de vassoura. É a área mais importante no momento da compra do imóvel, devendo ser item a ser questionado durante a transação do negócio.

Aval

Garantia pessoal, plena e solidária, assegurando o pagamento de um título, nota promissória, cheque ou duplicata.

Avaliação

Determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de determinado bem, direito ou empreendimento OU processo no qual um perito determina o valor de um bem que irá ser dado para hipoteca.

Averbação

Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.

Simule seu financiamento

Tipo de Produto:

Residencial
Terreno / Lote
Comercial
Construção
Valor do Imóvel:
R$
Valor de Entrada: Min: 20% do valor do imóvel
R$ 
Taxa de Juros*:
% ao ano
Prazo:
anos
Sua Idade:
anos

* As taxas de juros são customizadas de acordo com o perfil de cliente. O preenchimento deste campo é opcional. Caso não seja preenchido, serão utilizadas as taxas médias praticadas (consulte as taxas de juros indicativas clicando aqui).

Simular

Solicite informações customizadas
aos nossos consultores.

(11) 3882-4148 | (11) 3882-4082